em

Reciclar lençóis velhos: 15 ideias inteligentes para reciclagem

A reciclagem de lençóis velhos é uma ótima maneira de reduzir o desperdício e criar novos itens úteis para a casa. Aqui estão 15 ideias criativas para transformar seus lençóis antigos em algo novo e funcional.

1. Sacolas reutilizáveis

Transforme seus lençóis velhos em práticas sacolas reutilizáveis para fazer compras ou guardar objetos. Basta cortar retângulos do tecido, costurar as bordas juntas e adicionar alças feitas do próprio lençol ou fitas.

As sacolas produzidas com lençóis são resistentes, laváveis e muito mais sustentáveis do que as sacolinhas plásticas descartáveis.

2. Panos de limpeza

Lençóis antigos podem ser facilmente transformados em panos de limpeza eficientes. Corte-os em quadrados ou retângulos e use-os para limpar superfícies, lavar louça ou como panos de chão.

Eles são uma ótima alternativa aos produtos descartáveis e ajudam a reduzir o impacto ambiental causado pelo consumo excessivo de papel-toalha, por exemplo.

3. Aventais

Se você gosta de cozinhar, pode aproveitar os lençóis velhos para criar aventais únicos e com design personalizado. Utilize o tecido para cortar o formato do avental e adicione fitas ou cordões para amarrá-lo.

Além de ser um ótimo item para uso próprio, também pode ser um presente criativo e sustentável para amigos e familiares.

4. Capas de almofada

Dê uma nova vida às suas almofadas velhas, trocando as capas por novas feitas a partir de lençóis usados. Meça o tamanho da almofada e corte o tecido no tamanho adequado. Costure os lados juntos, deixando uma abertura para inserir a almofada.

Esta é uma maneira simples e barata de atualizar a decoração da sua casa sem gastar muito dinheiro.

5. Cestos de armazenamento

Crie cestos de armazenamento dobráveis com lençóis velhos. Corte tiras do tecido e trance-as juntas para criar um padrão entrelaçado. Costure as bordas das tiras e coloque-as em um recipiente resistente, como uma caixa ou cesto.

Esses cestos são ideais para guardar brinquedos, roupas ou outros itens domésticos.

  • Faixas para cabelo
  • Colchas de retalhos
  • Jogo americano
  • Capa para tábua de passar roupa

Há ainda muitas outras opções criativas que você pode fazer com lençóis velhos. Aqui estão mais algumas ideias:

6. Cortinas

Crie cortinas exclusivas para a sua casa utilizando lençóis antigos. Meça o tamanho da janela, corte o tecido e adicione ilhós ou argolas para pendurar as cortinas no trilho ou varão.

Esta é uma maneira econômica de adicionar um toque personalizado à decoração do seu lar.

7. Toalhas de mesa

Lençóis podem ser transformados em toalhas de mesa elegantes e funcionais. Meça o tamanho da sua mesa e corte o tecido no formato desejado. Costure as bordas para evitar que desfie e acrescente detalhes como rendas ou bordados, se desejar.

Essa ideia pode ser utilizada tanto para ocasiões especiais quanto para uso diário.

  • Roupas para bonecas
  • Capas de caderno
  • Bolsinhas e carteiras

10 Raças de Gatos Exóticos Populares no Brasil

Os Benefícios da Terapia com Animais de Estimação no Brasil