em

Descubra o incrível futuro da robótica doméstica com a Apple: Inovações que transformarão seu lar!

Descubra o incrível futuro da robótica doméstica com a Apple: Inovações que transformarão seu lar!

A Apple está redirecionando suas energias para revolucionar a robótica voltada para casas inteligentes, uma estratégia inovadora após a descontinuação do projeto Apple Car.

Uma nova era de dispositivos inteligentes

Conhecida por sua capacidade de inovar e transformar mercados, a Apple parece estar direcionando seu foco para um campo promissor: o dos dispositivos robóticos domésticos. Fontes indicam que a companhia está trabalhando em pelo menos dois conceitos distintos que estão em fases iniciais de desenvolvimento.

  • Dispositivo de mesa para videollamadas via FaceTime.
  • Robot autônomo capaz de se deslocar pela casa.

O amanhecer dos assistentes domésticos

O jornalista renomado Mark Gurman reporta que um dos dispositivos em desenvolvimento é um aparelho de mesa projetado especialmente para realizar videollamadas através do FaceTime. O aspecto mais notável deste gadget seria sua habilidade de mover sua tela para acompanhar o usuário durante o uso.

O segundo dispositivo seria um robô orientado ao ambiente doméstico capaz de seguir os usuários e movimentar-se autonomamente pela residência. Esse protótipo também teria como foco as videollamadas, mas especula-se a possibilidade de executar tarefas domésticas simples, como lavar pratos – embora essa funcionalidade ainda pareça distante em termos de viabilidade técnica.

Inovação ou repetição?

No primeiro olhar, as propostas da Apple poderiam não parecer extremamente revolucionárias, uma vez que outras empresas como a Amazon já exploraram ideias semelhantes com dispositivos como Echo Show 10 e o robô Amazon Astro. Contudo, conhecedores da marca esperam uma abordagem diferenciada e única que somente a Apple poderia oferecer.

Tecnologia do Apple Car no conforto do seu lar

A tecnologia inicialmente planejada para o agora descontinuado Apple Car pode encontrar um novo lar – literalmente. A expertise desenvolvida para o veículo poderia ser adaptada para melhorar a navegação autônoma e outros recursos dos futuros assistentes robóticos da empresa. Segundo relatórios, engenheiros anteriormente dedicados ao projeto do carro foram realocados para os times desses novos protótipos.

A inteligência artificial entra em cena

Já há alguns anos em gestação, a tela inteligente seria capaz de seguir movimentos e possivelmente mimetizar gestos humanos durante interações, como acenar com a cabeça. O desafio técnico reside em equilibrar o peso da tela sobre uma base reduzida e garantir que o custo final não afaste potenciais consumidores.

Entre experimentação e implementação real

Ainda não está claro se essas iniciativas ultrapassarão as fronteiras do laboratório experimental. Os esforços dedicados aos gadgets robóticos são liderados pela divisão de engenharia de hardware e pelo grupo responsável por IA (Inteligência Artificial) e aprendizado automático sob comando de John Giannandrea.

Estados Unidos e Reino Unido se unem em esforço histórico para avaliar IA e evitar futuro calamitoso

Descubra como o ChatGPT está revolucionando a edição de imagens com DALL-E!